No episódio desta semana, eu recebi o @leoalvarenga, estrategista e sócio da empresa @coisadefotografa, em que atua desde 2016 ao lado de Isis Castro, sua parceira nos negócios e na vida. Os dois são casados e, juntos, ajudam fotógrafos a serem bem pagos vivendo da fotografia.
Ele destacou que, por mais que já esteja há 5 anos no mercado, só nos últimos 2 ou 3 anos sentiu, de fato, uma consolidação do Coisa de Fotógrafa, já que levou um tempo até perceber a maturidade do negócio.
Leo contou um pouco de sua história, destacando que, apesar de ter tido uma boa educação, nunca gostou de ler. Aos 19 anos, leu seu primeiro livro. A partir daí, as coisas começaram a mudar e o jogo virou, pois ele percebeu que poderia fazer o que quisesse, abrindo mão até do diploma da faculdade.
Trocamos uma ideia sobre pontos práticos que todo mundo pode implementar no seu negócio. No começo, Leo e Isis faziam tudo sozinhos, sem equipe, sem dinheiro, sem nada. O negócio foi crescendo aos poucos e hoje, contando com eles, são 13 pessoas no time. Leo também contou como se sentiu ao faturar 6 dígitos pela primeira vez.
Nessa conversa, ele mostrou que a sua empresa cresceu muito durante a pandemia. A partir de um projeto antigo que foi desengavetado, Leo e Isis faturaram quase 3 milhões do ano passado para cá. A estratégia foi criar um único produto online: um curso ensinando fotógrafos a faturarem 5, 10, 20 e até 30 mil por mês, mesmo com o novo normal. E o melhor: os alunos realmente já tiveram esses resultados!
Leo explica que, nesse curso, eles não estão ensinando ninguém a tirar foto, mas sim a ter um negócio.
Aproveitamos a conversa para relembrar quando trabalhamos juntos, lá atrás, em um Congresso que eu fiz, numa época em que nem eu sabia quanto tinha que pagar, nem o Leo sabia o quanto deveria receber, mas a gente queria que funcionasse. O resultado disso é que a experiência foi maravilhosa! Eu contratei o Leo e ele acabou se tornando meu mentorado.
Leo também deu algumas dicas para os casais que, assim como ele e Isis, são sócios, ressaltando a importância de boas conversas para as coisas funcionarem melhor, de cada um ter a sua rotina e entender do que gosta. Ele destacou que também é preciso separar o profissional do pessoal, para evitar brigas desnecessárias.
Ao final, Leo falou de um aprendizado que teve no MasterMásio: Todo empreendedor precisa proteger a autoestima. Além disso, ele aconselhou a cuidar da cabeça, no sentido de fazer terapia, massagens ou qualquer coisa que alivie a pressão do dia a dia.
Quer saber mais sobre essa história inspiradora? Confira esse conteúdo na sua plataforma de streaming preferida! O link do VDCast está na minha bio! E aproveite para seguir o trabalho do Leo e da Isis em @coisadefotografa.